► INTRODUÇÃO POR JORGE CHAVES
► Analiso as 10 supostas razões do “do porque o Cristão não deve alimentar-se com carnes imundas” na versão equivocada do suposto adventista Azenilto Brito.
► ANTES, meditem:
► O caráter da pregação de Paulo em Corinto
ࢮ1Co.2.1 E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.
ࢮ 1Co.2.2 Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e Este crucificado.
ࢮ 1Co.2.3 E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.
ࢮ 1Co.2.4 A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder,
ࢮ 1Co.2.5 para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
ࢮ 1Co.2.6 Todavia, falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;
ࢮ 1Co.2.7 mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;
ࢮ 1Co.2.8 a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.
ࢮ 1Co.2.9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.
ࢮ 1Co.2.10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
► De antemão podemos observar que Deuteronômio 12, onda há permissão de Deus para comer carne, imunda ou limpa, percebemos que o povo Hebreu JÁ havia atravessado o Jordão.
► Logo, Deuteronômio 14 faz referência a Levítico 11, cujas ordenanças alimentícias e sacrifícios, foram ordenados quando o povo Hebreu AINDA estava no DESERTO, ou seja, NÃO TINHA AINDA ATRAVESSADO O RIO JORDÃO.
► Depois que o povo hebreu, atravessou o RIO JORDÃO, não mais houve proibição de comer carne, pelo contrário, as únicas citações dessas restrições estão em Dt 14, que se reporta a Lv 11, e depois disso, NÃO HOUVE MAIS RESTRIÇÕES QUANTO AO COMER CARNE.
► Evidentemente que as restrições de comer carne, que são as com sangue, animais encontrados já mortos, não comer carne com sangue, não comer carne oferecida a ídolos, como em Isaias 66.
► Aliás, não se deve comer nada sacrificado a deuses, mesmo que seja: carne, legume, farofa, fruta, doce, suco, e semelhantes.
Por Jorge Pereira Chaves.
► AQUI COMEÇA AS FALSAS RAZÕES DO ADVENTISTA AZENILTO BRITO, que se intitula Professor, que na verdade ensina como se deve ensinar em sofismas, como se deturpar a Verdade Bíblica.
“10 (10 equivocadas) Razões Por Que o Cristão Não Deve Alimentar-se Com Carnes Imundas”, (pelo que se diz): Por Prof. Azenilto G Brito
► FALSA RAZÃO DO AZENILTO BRITO:
Após submetermos ao público em certo Fórum evangélico nossas “10 Razões Por Que o Cristão Não Deve Alimentar-se Com Carnes Imundas”, baseadas sobretudo nas Escrituras, o que tivemos foi uma reação incrivelmente hostil, à base de argumentos sofísticos de uma “teologia das questiúnculas”, em que não se consideram as questões globalmente, com tantos debatedores perdendo de vista a floresta por causa das árvores.
► REFUTAÇÃO E ESCLARECIMENTOS PELO ASSEMBLÉIANO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS TRADICIONAL JORGE P. CHAVES:
► Os argumentos acima são de caráter secular, que não pode ser levado para o sentido religioso da espiritualidade.
► O sentido de CARNE IMUNDA e PURA significa simbolicamente a IMUNDA (povo gentio, que é considerado impuro) e PURA, significando o povo de Israel, conforme promessa de Deus a Abraão.
► Ez 44.7 - Porque introduzistes estrangeiros, incircuncisos de coração e incircuncisos de carne, para estarem no meu santuário, para o profanarem em minha casa, quando ofereceis o meu pão, a gordura, e o sangue; e eles invalidaram a minha aliança, por causa de todas as vossas abominações.
► Ez 44.9 - Assim diz o Senhor Deus: Nenhum estrangeiro, incircunciso de coração ou incircunciso de carne, entrará no meu santuário, dentre os estrangeiros que se acharem no meio dos filhos de Israel.
► Ez 44.23 - E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro.
► Aqui o texto deixa claro que NÃO É SOBRE a carne imunda ou pura, especificamente que está sendo alertado, mas sim, quando a quem é povo de Deus como Israel, e quem não é povo de Deus como os gentios – Isso na Lei Mosaica que era vigente antes do Início do Ministério de Jesus.
► Obs.: O povo que não era chamado de meu povo por Deus, sempre era considerado abominável, imundo e impuro, justamente por seguirem a outros deuses, daí o sentido figurativo do simbolismo de animal/carne pura em referência ao povo de Deus, Israel, e, o sentido de animal/carne impura em referência ao povo Gentio.
► O povo de Israel quando de misturava e se contaminava com os atos desses povos gentios (imundo), também eram chamados de imundos, assim como os que tocavam em cadáveres, tinha lepra etc., eram considerados imundos.
► Essa questão de carne pura e imunda, era somente na simbologia da nação que era povo de Deus e da nação que não era povo de Deus.
► 1 Samuel 13.4 - Então todo o Israel ouviu dizer: Saul feriu a guarnição dos filisteus, e também Israel se Fez abominável aos filisteus. Então o povo foi convocado para junto de Saul em Gilgal.
► Como estamos na NOVA ALIANÇA, esse conceito de carne imunda e pura, já não está mais em evidência, mesmo porque agora, todos os povos da terra, não é mais dividido em povo de Isael e Gentios, mas sim, povo que serve a Deus por meio de Jesus Cristo e o que não serve.
► Os gentios, pela Lei de Israel era povo considerado imundo, daí o simbolismo da carne imunda, e levavam o povo judeu à abominação.
► Mais esclarecimentos no decorrer desta análise por mim.
ARGUMENTO ERRADO DO ADVENTISTA AZENILTO BRITO:
É difícil entender esse espírito de tantos que se dizem cristãos que, vez de buscarem aprender o segredos da vida mais saudável segundo regras
► Os ensinos da seita adventista, misturam os aspectos da saúde física com a saúde espiritual.
► A saúde física requer os cuidados naturais, como fazer dietas de certas carnes, legumes e frutas, dependendo do tipo de doença que esteja ocorrendo no corpo físico e psíquico no momento.
► Uma pessoa com diabete, mesmo hereditária, é recomendada a não ingerir nenhum tipo de alimento que contenha açúcar, como cana e até beterraba.
► A questão sobre alimentos para o corpo físico, dependendo do metabolismo de cada corpo em suas peculiaridades, em nada tem a ver com o sentido espiritual/religioso.
► Não significa que uma pessoa com colesterol, diabete e outros tipos de enfermidade no corpo físico, não esteja bem espiritualmente com Deus.
► Deus NUNCA proibiu a ingestão de carnes, mas que o adventismo REPROVA a permissão de Deus em comer carne:
► Jeremias 7.21 - Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios COMEI CARNE
► Jeremias 7.22 - Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios ▬ No dia que o povo hebreu foi tirado do Egito, Deus não lhes avia ordenado acerca de sacrifícios em Holocaustos ou expiação; isso ocorreu dento do Velho Conserto, no qual também foi ordenado o mandamento de guarda de sábados e Circuncisão, mas como eram apenas SINAIS, essas ordenanças JÁ CESSARAM.
► Êxodo 16.7 - Disse mais Moisés: Isso será quando o Senhor à tarde vos CARNE PARA COMER, e pela manhã pão a fartar, porquanto o Senhor ouviu as vossas murmurações, com que murmurais contra ele. E quem somos nós? As vossas murmurações não são contra nós, mas sim contra o Senhor.
► Êxodo 12 8 - E naquela noite COMERÃO CARNE assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas, a comerão.
► Ex 29.32 - E Arão e seus filhos COMERÃO A CARNE deste carneiro, e o pão que está no cesto, à porta da tenda da congregação.
► Deuteronômio 12.15 - Porém, conforme a todo o desejo da tua alma, MATARÁS E COMERÁS CARNE, dentro das tuas portas, segundo a bênção do Senhor teu Deus, que te dá em todas as tuas portas; O IMUNDO E O LIMPO DELA COMERÁ, como do corço e do veado; (GENTIO – IMUNDO e JUDEU – LIMPO.) ▬ Aqui mostra que as ordenanças de Levíticos 11 ficaram para trás, porque Levítico 11 era ordenança ANTES do povo atravessar o Jordão e Deuteronômio 12 ocorre a PERMISSÃO, APÓS A TRAVESSIA DO JORDAM.
►Deuteronômio 12.20 – Quando o Senhor teu Deus dilatar os teus termos, como te disse, e disseres: Comerei carne; porquanto a tua alma tem desejo de comer carne; conforme a todo o desejo da tua alma COMERÁS CARNE.
► Deuteronômio 12.23 - Somente esforça-te para que NÃO COMAS O SANGUE; pois o sangue é vida; pelo que não comerás a vida com a carne.
▬► Observem que Deuteronômio 14 é uma referência a Levíticos 11, que continham ordenanças de restrições de carne, ENQUANTO o povo hebreu AINDA estava no Deserto; e Deuteronômio mostra o povo hebreu já DEPOIS do DESERTO, ou seja, JÁ ESTAVAM DO OUTRO LADO DO JORDÃO.
► 2 Samuel 6.19 - E repartiu a todo o povo, e a toda a multidão de Israel, desde os homens até às mulheres, a cada um, um bolo de pão, e UM BOM PEDAÇO DE CARNE, e um frasco de vinho; então retirou-se todo o povo, cada um para sua casa,
► 1 Reis 19.21 - Voltou, pois, de segui-lo, e tomou a JUNTA DE BOIS, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, E COMERAM; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia
FALSO ARGUMENTO DO ADVENTISTA AZENILTO BRITO:
Estabelecidas pelo próprio Criador, preferem preservar aquilo que lhes agrada mais às papilas gustativas.
► REFUTAÇÕES E ESCLARECIMENTOS POR JORGE CHAVES:
► A seita adventista do sétimo dia, PREFERE contrariar ao que o próprio Deus PERMITIU, ou seja, de comer carnes, conforme exposto acima.
► Nos tempos de Noé, NUNCA houve restrições de comer carne, mesmo porque os termos usados para os animais eram animais limpos e não limpos, que poderia ser os tipos de habitat desses animais.
► Somente nos tempos da vigência do VELHO CONSERTO com os HEBREUS, o Mosaico, que veio DEPOIS do Conserto Noélico -; que, NÃO os animais, mas as carnes que eram com representações de IMUNDA, IMPURA, PURA.
► Mesmo até dentro do Velho Conserto com Israel (e nos tempos de Noé, essa nação nem existia), essa restrição de não comer carne imunda, não é mais encontrada DEPOIS QUE O POVO HEBREU ATAVESSOU O RIO JORDÃO, conforme Deuteronômio 12.
► Mesmo no tempo da Lei dos Animais no Velho Conserto, havia abertura permissiva de Deus para o povo COMER CARNE.
► Deus estabeleceu regras para o povo Hebreu especificamente, porque o povo de Israel foi promessa de Deus a Abraão que dele levantaria uma Grande Nação, e assim, Deus estabeleceu regras específicas para o povo dessa nação, em figuras, simbologias, sinais, sombras, metáforas, que apresentavam o FUTURO PROFÉTICO para o povo dessa Nação, da qual saiu o Salvador do Mundo Jesus.
► Levítico 11 e Deuteronômio 14 apresentavam as características do sentido representativo de carne imunda ou carne pura, que eram indicadas, para sacrifícios às puras.
► Se esse conceito alimentar fosse regra para todos os povos, evidentemente, que Deus teria estabelecido essas regras DESDE O PRINCÍPIO DA CRAIÇÃO, e não MILHARES DE ANOS DEPOIS e, especificamente Estatuto ENTRE Deus e o povo de Israel; NÃO TENDO PASSADO ESSAS ORDENANÇAS AOS POVOS ANTERIORES e nem aos demais POVOS DA TERRA que não eram Judeus.
► Interessante notar que Deus mencionou os ANIMAIS PUROS E IMUNDOS a Noé para colocar um casal de cada espécie na ARCA, mas NÃO PROIBIU NOÉ e nem os seus de se ALIMENTAREM DE CARNES.
► Percebemos as DISTORÇÕES que a seita Adventista do Sétimo dia comete contra a Verdade da Palavra de Deus, DESRESPEITANDO a CONTEXTUALIZAÇÃO BÍBLICA.
► Na sequência estaremos analisando as SUPOSTAS RAZÕES apresentadas pelo dogma adventista, apresentadas pelo iludido Azenilto Brito.
► O AZENILTO BRITO NUNCA REFUTA, MAS ESTÁ SEMPRE REPETINDO AS MESMAS POSTAGENS, SEM FAZER AS DEVIDAS REFUTAÇÕES QUANTO ÀS MINHAS ANÁLISES, QUE MOSTRAM ERROS EM SUAS SUPOSTAS RAZÕES: