Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
1





Partilhe esta Página


SIMBOLOGIA COM RESPEITO A CARNES IMUNDAS, PURAS
SIMBOLOGIA COM RESPEITO A CARNES IMUNDAS, PURAS

 

 

 

 ► INTRODUÇÃO POR JORGE CHAVES

 

 

 


  ► Analiso as 10 supostas razões do “do porque o Cristão não deve alimentar-se com carnes imundas” na versão equivocada do suposto adventista Azenilto Brito.

 

 

 

► ANTES, meditem:

 

 

 

► O caráter da pregação de Paulo em Corinto

 

 

 

1Co.2.1 E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.

 

 

 

1Co.2.2 Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e Este crucificado.

 

 

 

1Co.2.3 E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.

 

 

 

1Co.2.4 A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder,

 

 

 

1Co.2.5 para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.

 

 

 

1Co.2.6 Todavia, falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;

 

 

 

1Co.2.7 mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;

 

 

 

1Co.2.8 a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.

 

 

 

1Co.2.9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.

 

 

 

1Co.2.10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.

 

 

 

 

 



 

► De antemão podemos observar que Deuteronômio 12, onda há permissão de Deus para comer carne, imunda ou limpa, percebemos que o povo Hebreu JÁ havia atravessado o Jordão.

 

 

 

 

 

► Logo, Deuteronômio 14 faz referência a Levítico 11, cujas ordenanças alimentícias e sacrifícios, foram ordenados quando o povo Hebreu AINDA estava no DESERTO, ou seja, NÃO TINHA AINDA ATRAVESSADO O RIO JORDÃO.

 

 

 

 

 

Depois que o povo hebreu, atravessou o RIO JORDÃO, não mais houve proibição de comer carne, pelo contrário, as únicas citações dessas restrições estão em Dt 14, que se reporta a Lv 11, e depois disso, NÃO HOUVE MAIS RESTRIÇÕES QUANTO AO COMER CARNE.

 

 

 

 

 

► Evidentemente que as restrições de comer carne, que são  as com sangue, animais encontrados já mortos, não comer carne com sangue, não comer carne oferecida a ídolos, como em Isaias 66.

 

 

 

 

 

► Aliás, não se deve comer nada sacrificado a deuses, mesmo que seja: carne, legume, farofa, fruta, doce, suco, e semelhantes.

 

 

 

Por Jorge Pereira Chaves.

 

 

 

 

 

 

 

► AQUI COMEÇA AS FALSAS RAZÕES DO ADVENTISTA AZENILTO BRITO, que se intitula Professor, que na verdade ensina como se deve ensinar em sofismas, como se deturpar a Verdade Bíblica.

 

 

 

“10 (10 equivocadas) Razões Por Que o Cristão Não Deve Alimentar-se Com Carnes Imundas”,  (pelo que se diz): Por Prof. Azenilto G Brito

 

 

 

► FALSA RAZÃO DO AZENILTO BRITO:

 


 Após submetermos ao público em certo Fórum evangélico nossas “10 Razões Por Que o Cristão Não Deve Alimentar-se Com Carnes Imundas”, baseadas sobretudo nas Escrituras, o que tivemos foi uma reação incrivelmente hostil, à base de argumentos sofísticos de uma “teologia das questiúnculas”, em que não se consideram as questões globalmente, com tantos debatedores perdendo de vista a floresta por causa das árvores. 

 

 

 

► REFUTAÇÃO E ESCLARECIMENTOS PELO ASSEMBLÉIANO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS TRADICIONAL JORGE P. CHAVES:

 

 

 

Os argumentos acima são de caráter secular, que não pode ser levado para o sentido religioso da espiritualidade.

 

 

 

O sentido de CARNE IMUNDA e PURA significa simbolicamente a IMUNDA (povo gentio, que é considerado impuro) e PURA, significando o povo de Israel, conforme promessa de Deus a Abraão.

 

 

 

Ez 44.7 - Porque introduzistes estrangeiros, incircuncisos de coração e incircuncisos de carne, para estarem no meu santuário, para o profanarem em minha casa, quando ofereceis o meu pão, a gordura, e o sangue; e eles invalidaram a minha aliança, por causa de todas as vossas abominações.

 

 

 

Ez 44.9 - Assim diz o Senhor Deus: Nenhum estrangeiro, incircunciso de coração ou incircunciso de carne, entrará no meu santuário, dentre os estrangeiros que se acharem no meio dos filhos de Israel.

 

 

 

Ez 44.23 - E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro.

 

 

 

Aqui o texto deixa claro que NÃO É SOBRE a carne imunda ou pura, especificamente que está sendo alertado, mas sim, quando a quem é povo de Deus como Israel, e quem não é povo de Deus como os gentios – Isso na Lei Mosaica que era vigente antes do Início do Ministério de Jesus.

 

 

 

 

 

Obs.:  O povo que não era chamado de meu povo por Deus, sempre era considerado abominável, imundo e impuro, justamente por seguirem a outros deuses, daí o sentido figurativo do simbolismo de animal/carne pura em referência ao povo de Deus, Israel, e, o sentido de animal/carne impura em referência ao povo Gentio.

 

 

 

O povo de Israel quando de misturava e se contaminava com os atos desses povos gentios (imundo), também eram chamados de imundos, assim como os que tocavam em cadáveres, tinha lepra etc., eram considerados imundos.

 

 

 

Essa questão de carne pura e imunda, era somente na simbologia da nação que era povo de Deus e da nação que não era povo de Deus.

 

 

 

1 Samuel 13.4 - Então todo o Israel ouviu dizer: Saul feriu a guarnição dos filisteus, e também Israel se Fez abominável aos filisteus. Então o povo foi convocado para junto de Saul em Gilgal.

 

 

 

Como estamos na NOVA ALIANÇA, esse conceito de carne imunda e pura, já não está mais em evidência, mesmo porque agora, todos os povos da terra, não é mais dividido em povo de Isael e Gentios, mas sim, povo que serve a Deus por meio de Jesus Cristo e o que não serve.

 

 

 

Os gentios, pela Lei de Israel era povo considerado imundo, daí o simbolismo da carne imunda, e levavam o povo judeu à abominação.

 

 

 

Mais esclarecimentos no decorrer desta análise por mim.

 

 

 

 

 

ARGUMENTO ERRADO DO ADVENTISTA AZENILTO BRITO:

 

 

 


É difícil entender esse espírito de tantos que se dizem cristãos que, vez de buscarem aprender o segredos da vida mais saudável segundo regras

 

 

 

Os ensinos da seita adventista, misturam os aspectos da saúde física com a saúde espiritual.

 

 

 

A saúde física requer os cuidados naturais, como fazer dietas de certas carnes, legumes e frutas, dependendo do tipo de doença que esteja ocorrendo no corpo físico e psíquico no momento.

 

 

 

Uma pessoa com diabete, mesmo hereditária, é recomendada a não ingerir nenhum tipo de alimento que contenha açúcar, como cana e até beterraba.

 

 

 

► A questão sobre alimentos para o corpo físico, dependendo do metabolismo de cada corpo em suas peculiaridades, em nada tem a ver com o sentido espiritual/religioso.

 

 

 

Não significa que uma pessoa com colesterol, diabete e outros tipos de enfermidade no corpo físico, não esteja bem espiritualmente com Deus.

 

 

 

Deus NUNCA proibiu a ingestão de carnes, mas que o adventismo REPROVA a permissão de Deus em comer carne:

 

 

 

Jeremias 7.21 - Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios COMEI CARNE

 

 

 

Jeremias 7.22 - Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios No dia que o povo hebreu foi tirado do Egito, Deus não lhes avia ordenado acerca de sacrifícios em Holocaustos ou expiação; isso ocorreu dento do Velho Conserto, no qual também foi ordenado o mandamento de guarda de sábados e Circuncisão, mas como eram apenas SINAIS, essas ordenanças JÁ CESSARAM.

 

 

 

Êxodo 16.7 - Disse mais Moisés: Isso será quando o Senhor à tarde vos CARNE PARA COMER, e pela manhã pão a fartar, porquanto o Senhor ouviu as vossas murmurações, com que murmurais contra ele. E quem somos nós? As vossas murmurações não são contra nós, mas sim contra o Senhor.

 

 

 

Êxodo 12 8 - E naquela noite COMERÃO CARNE assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas, a comerão.

 

 

 

Ex 29.32 - E Arão e seus filhos COMERÃO A CARNE deste carneiro, e o pão que está no cesto, à porta da tenda da congregação.

 

 

 

Deuteronômio 12.15    - Porém, conforme a todo o desejo da tua alma, MATARÁS E COMERÁS CARNE, dentro das tuas portas, segundo a bênção do Senhor teu Deus, que te dá em todas as tuas portas; O IMUNDO E O LIMPO DELA COMERÁ, como do corço e do veado; (GENTIO – IMUNDO e JUDEU – LIMPO.)  Aqui mostra que as ordenanças de Levíticos 11 ficaram para trás, porque Levítico 11 era ordenança ANTES do povo atravessar o Jordão e Deuteronômio 12 ocorre a PERMISSÃO, APÓS A TRAVESSIA DO JORDAM.

 

 

 

Deuteronômio 12.20 – Quando o Senhor teu Deus dilatar os teus termos, como te disse, e disseres: Comerei carne; porquanto a tua alma tem desejo de comer carne; conforme a todo o desejo da tua alma COMERÁS CARNE.

 

 

 

Deuteronômio 12.23 - Somente esforça-te para que NÃO COMAS O SANGUE; pois o sangue é vida; pelo que não comerás a vida com a carne.

 

 

 

▬► Observem que Deuteronômio 14 é uma referência a Levíticos 11, que continham ordenanças de restrições de carne, ENQUANTO o povo hebreu AINDA estava no Deserto; e Deuteronômio mostra o povo hebreu já DEPOIS do DESERTO, ou seja, JÁ ESTAVAM DO OUTRO LADO DO JORDÃO.

 

 

 

2 Samuel 6.19 - E repartiu a todo o povo, e a toda a multidão de Israel, desde os homens até às mulheres, a cada um, um bolo de pão, e UM BOM PEDAÇO DE CARNE, e um frasco de vinho; então retirou-se todo o povo, cada um para sua casa,

 

 

 

1 Reis 19.21 - Voltou, pois, de segui-lo, e tomou a JUNTA DE BOIS, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, E COMERAM; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia

 

 

 

 

 

FALSO ARGUMENTO DO ADVENTISTA AZENILTO BRITO:

 

 

 

Estabelecidas pelo próprio Criador, preferem preservar aquilo que lhes agrada mais às papilas gustativas. 

 

 

 

► REFUTAÇÕES E ESCLARECIMENTOS POR JORGE CHAVES:

 

 

 

A seita adventista do sétimo dia, PREFERE contrariar ao que o próprio Deus PERMITIU, ou seja, de comer carnes, conforme exposto acima.

 

 

 

Nos tempos de Noé, NUNCA houve restrições de comer carne, mesmo porque os termos usados para os animais eram animais limpos e não limpos, que poderia ser os tipos de habitat desses animais.

 

 

 

Somente nos tempos da vigência do VELHO CONSERTO com os HEBREUS, o Mosaico, que veio DEPOIS do Conserto Noélico -; que, NÃO os animais, mas as carnes que eram com representações de IMUNDA, IMPURA, PURA.

 

 

 

Mesmo até dentro do Velho Conserto com Israel (e nos tempos de Noé, essa nação nem existia), essa restrição de não comer carne imunda, não é mais encontrada DEPOIS QUE O POVO HEBREU ATAVESSOU O RIO JORDÃO, conforme Deuteronômio 12.

 

 

 

Mesmo no tempo da Lei dos Animais no Velho Conserto, havia abertura permissiva de Deus para o povo COMER CARNE.

 

 

 

Deus estabeleceu regras para o povo Hebreu especificamente, porque o povo de Israel foi promessa de Deus a Abraão que dele levantaria uma Grande Nação, e assim, Deus estabeleceu regras específicas para o povo dessa nação, em figuras, simbologias, sinais, sombras, metáforas, que apresentavam o FUTURO PROFÉTICO para o povo dessa Nação, da qual saiu o Salvador do Mundo Jesus.

 

 

 

Levítico 11 e Deuteronômio 14 apresentavam as características do sentido representativo de carne imunda ou carne pura, que eram indicadas,  para sacrifícios às puras.

 

 

 

Se esse conceito alimentar fosse regra para todos os povos, evidentemente, que Deus teria estabelecido essas regras DESDE O PRINCÍPIO DA CRAIÇÃO, e não MILHARES DE ANOS DEPOIS e, especificamente Estatuto ENTRE Deus e o povo de Israel; NÃO TENDO PASSADO ESSAS ORDENANÇAS AOS POVOS ANTERIORES e nem aos demais POVOS DA TERRA que não eram Judeus.

 

 

 

Interessante notar que Deus mencionou os ANIMAIS  PUROS  E IMUNDOS a Noé para colocar um casal de cada espécie na ARCA, mas NÃO PROIBIU NOÉ e nem os seus de se ALIMENTAREM DE CARNES.

 

 

 

Percebemos as DISTORÇÕES que a seita Adventista do Sétimo dia comete contra a Verdade da Palavra de Deus, DESRESPEITANDO a CONTEXTUALIZAÇÃO BÍBLICA.

 

 

 

Na sequência estaremos analisando as SUPOSTAS RAZÕES apresentadas pelo dogma adventista, apresentadas pelo iludido Azenilto Brito.

 

 

 

 

 

► O AZENILTO BRITO NUNCA REFUTA, MAS ESTÁ SEMPRE REPETINDO AS MESMAS POSTAGENS, SEM FAZER AS DEVIDAS REFUTAÇÕES QUANTO ÀS MINHAS ANÁLISES, QUE MOSTRAM ERROS EM SUAS SUPOSTAS RAZÕES: